📌 SOCIEDADES ANÔNIMAS
As sociedades anônimas são descritas e regidas pela Lei 6.404/76, que dispõe sobre a Sociedade por Ações.
Uma sociedade anônima:
(i) tem o capital dividido em ações;
(ii) tem como objeto as empresas de fins lucrativos;
(iii) é regida pelas leis e usos do comércio;
(iv) pode ser aberta ou fechada.
As empresas que possuem capital aberto podem ser descritas como sociedades anônimas em que o capital é constituído por ações que podem ser negociadas na Bolsa de Valores. Aqui, quem compra as ações de determinada empresa passa a ser proprietário de uma pequena porção dela.
Todas as pessoas que adquirirem ações da empresa terão direito a parte dos lucros, mas também podem ter prejuízos caso o cenário da empresa gere este resultado. Lembrando que cada acionista responderá pela parte correspondente à quantidade de ações que ele tiver.
Já a empresa de capital fechado é uma sociedade anônima que pertence a um pequeno grupo de acionistas e não oferece as participações societárias da empresa a investidores na forma de ações negociadas na Bolsa de Valores.
Isso significa que não existe abertura para investimento externo e o patrimônio será correspondente ao capital injetado pelos seus sócios/acionistas.
Ficou com dúvidas sobre seus direitos ou gostaria de mais esclarecimentos sobre o assunto? Entre em contato conosco para que possamos melhor orientar.
RJ – 21-99511-9944 também Whatsapp
SP – 11-2348-5162 também Whatsapp
www.garciacampos.com.br/empresarial