Artigo

Todo dia surge uma noticia de que um individuo caiu em um golpe que utiliza cartão por aproximação. Não seja mais uma vítima!

O que é

NFC significa “Near Field Communication” (Comunicação por Campo de Proximidade, em português) e é uma tecnologia sem fio de curto alcance utilizada para transmitir dados entre dispositivos eletrônicos compatíveis.

Essa tecnologia é usada principalmente em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, permitindo a comunicação entre esses dispositivos quando estão próximos um do outro, geralmente a uma distância de alguns centímetros.

O NFC é usado para várias finalidades, como transferência de dados, pagamentos móveis, acesso a informações e serviços, além de outras aplicações que envolvem troca de informações sem fio de forma segura e eficiente.

Golpes frequentes

O vírus Prillex, criado por fraudadores brasileiros especialistas em Tecnologia da Informação, visam bloquear transações por aproximação (NFC). Cada transação gera uma hash única, a maquina de cartão de crédito que estiver infectada por esse vírus consegue rastrear e bloquear rapidamente.

Ao aproximar o cartão de crédito na máquina infectada, aparecerá uma mensagem de erro, fazendo com que a vítima insira o cartão físico na leitora. A partir disso os cibercriminosos conseguem pegar informações e fraudar pagamentos e realizar compras fantasmas, ainda que o cartão tenha proteção por chip e senha.

Ainda, o malware pode capturar informações especificas de cartões com limites maiores, como Black/Infinite.

Outro golpe frequente é o da transferência por simples toque a um cartão desprotegido

  • Indivíduo deixa sua carteira no bolso da frente da mochila/bolsa
  • Criminoso se aproveita disso e passa maquininha com aproximação no valor que quiser
  • Ou o valor será descontado sem que a vítima perceba, ou, será recusado, por proteção com senha/NFC desativado.

Problemas legais

O primeiro problema apresentado é quanto a segurança dessa tecnologia, atualmente, as transações por contactless representam mais de 30% de todos os pagamentos feitos por cartões, porém, não é possível ainda colocar um bloqueio de valor para altas transações, o que facilita para aplicação de golpes.

Um segundo problema encontrado é ausência de informações sobre os riscos aos consumidores, visto que adesão desta tecnologia se dá por meio de contrato de adesão, e este não é feito seguindo as regras do Código de Defesa do Consumidor, o que pode caracterizar grave violação da lei.

As vítimas de golpes envolvendo transações por contactless possuem grandes dificuldades na hora de denunciar, ocorrendo na maioria dos casos, a ausência do devido suporte aos consumidores sobre seus direitos e o que pode ser feito nesse caso.

Já o lojista que possuir a maquininha infectada, deverá buscar a delegacia de crimes cibernéticos a fim de buscar o autor do crime, sempre se atentando a valores que foram movimentados. Ressalta-se que dificilmente a responsabilidade do lojista será afastada, pois responde de forma objetiva e solidária junto a empresa dona da maquininha.

Como se proteger

A tecnologia NFC pode ser usada para realizar transações financeiras e pagamentos móveis, mas também pode ser vulnerável a golpes e fraudes.

Para se proteger, é importante ativar a autenticação por senha, desativar o NFC quando não estiver em uso e manter o dispositivo próximo a você enquanto estiver usando.

Esteja alerta para possíveis golpes e mantenha o software atualizado, seguindo essas dicas, você pode reduzir as chances de ser vítima de uma fraude que utiliza NFC e proteger seus dados e informações financeiras.

Lembre-se de que a segurança é uma preocupação constante quando se trata de tecnologia.

Fonte: Jus Brasil – Thais Monteiro – Advogada especialista em Crimes Cibernéticos
Imagem: PEXELS

Ficou com dúvidas sobre seus direitos ou gostaria de mais esclarecimentos sobre o assunto? Entre em contato conosco para que possamos melhor orientar.

RJ- 21 99511-9944 também WhatsApp
SP- 11 2348-5162 também WhatsApp
www.garciacampos.com.br/empresarial
contato@garciacampos.com.br

Compartilhe essa informação, envie para uma pessoa querida,, post em um grupo, quando você compartilha informações de relevância você também está ajudando no desenvolvimento social de muitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *