Uma Startup nada mais é do que um negócio inovador elaborado num ambiente de extrema incerteza, com imprevisíveis desdobramentos se não forem devidamente avaliados. Isso porque no mundo high-tech das startups se verifica um altíssimo nível de incerteza, desconhecimento e inexperiência.

Um memorando de entendimentos é um pré-contrato, celebrado por duas ou mais pessoas, com algum objetivo específico.

Considerando que a maioria das Startups iniciam suas operações somente com o dinheiro dos sócios, evitando custos e burocracia (o conhecido modelo boostrapping), este tipo de documento ajuda a prever uma estrutura societária, ou seja, é um modelo do futuro contrato social.

O objetivo é minimizar riscos em rupturas inesperadas e orientar o relacionamento das pessoas envolvidas no projeto, definindo, por exemplo, qual a função de cada um no negócio, valores investidos, remunerações, participações etc. O documento também formaliza as obrigações que serão cumpridas no futuro.

O memorando de entendimentos também servirá como meio antecipado de proteção da inovação buscada (pesquisa e desenvolvimento), prestando-se, subsidiariamente, para o registro de obrigações sobre a confidencialidade dos dados obtidos.

Além de economizar muita dor de cabeça, a formalização de um acordo verbal aumenta a confiança entre as partes e demonstra segurança para possíveis investidores.

Compartilhe essa informação, envie para um amigo, quando você compartilha informações de relevância você também está ajudando no desenvolvimento social de muitos.

Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato com nossos Advogados para maiores esclarecimentos.


RJ- 21 99511-9944 também WhatsApp
SP- 11 2348-5162 também WhatsApp


www.garciacampos.com.br/empresarialcontato

@garciacampos.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *