O prazo para regularização de dívidas de Microempreendedor Individual (MEI) foi prorrogado pela Receita Federal para até 30 de setembro.

Anteriormente, o prazo para a regularização seria até 31 de agosto de 2021. Contudo, em razão de inconsistências enfrentas no sistema, houve essa prorrogação para a regularização dos débitos.

O microempreendedor individual que não efetuar a regularização pode ser inscrito em dívida ativa e perder os benefícios previdenciários. Ao contrário do que tem sido divulgado, a Receita Federal informou que o microempreendedor não terá o CNPJ cancelado.

No entanto, quem passar para a dívida ativa terá prejuízos muito relevantes. O microempreendedor poderá ser excluído do regime do Simples Nacional de tributação, o qual possui alíquotas mais baixas de impostos. E, ainda, poderá ter dificuldades para ter empréstimos autorizados.

Em síntese, a Receita Federal informa que:

– MEI que possui débitos de 2016: todas as dívidas serão enviadas à PGFN a partir de outubro;

– MEI que possui débitos de 2016, mas parcelou em 2021: dívidas não serão enviadas nesse momento;

– MEI que possui somente débitos de 2017 ou posteriores: dívidas não serão enviadas nesse momento.

Compartilhe essa informação, envie para um amigo, quando você compartilha informações de relevância com também está ajudando no desenvolvimento social de muitos.

Ficou com dúvidas sobre seus direitos ou gostaria de mais esclarecimentos sobre o assunto? Entre em contato conosco para que possamos melhor orientar.

RJ- 21 99511-9944 também WhatsApp

SP- 11 2348-5162 também WhatsApp

www.garciacampos.com.br/empresarial

contato@garciacampos.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *