Como o pagamento por boletos é um dos meios mais comuns, o número de golpes ocorre na mesma proporção, ocorrendo em compras online, emissões de segundas vias em sites e também por cobranças enviadas por correspondências.
É preciso que o consumidor tome cuidado! Como por exemplo, uma situação recorrente é o envio de falsas cobranças por e-mail. Desconfie sempre e cheque a procedência. Não faça o pagamento de imediato.
É importante ressaltar que o Código de Defesa do Consumidor diz que é dever do consumidor garantir um ambiente seguro e de confiança para o consumo, seja em loja física ou virtual, devendo fornecer garantia de aquisição de bens ou serviços nas suas dependências. Neste caso, existem dois possíveis responsáveis pelo golpe:
– A loja: a loja será responsável pelo golpe nos casos em que o boleto online não é emitido pelo sistema de banco. Não é possível a responsabilização do banco, pois a fraude não ocorreu em seu ambiente de controle.
– O banco: nos casos em que o boleto é emitido por um banco, ele é responsável pelos danos gerados e deve ressarcir todo o dinheiro, tendo em vista que considera-se que houve falha na segurança, que permitiu a adulteração.
No boleto fraudado, a jurisprudência segue o disposto no artigo 14, § 3º do Código de Defesa do Consumidor, onde o fornecedor do produto só deixa de ser o responsável pela fraude quando presta um serviço e não existem defeitos ou quando a culpa foi totalmente do consumidor ou de terceiros envolvidos.
Ficou com dúvidas sobre seus direitos ou gostaria de mais esclarecimentos sobre o assunto? Entre em contato conosco para que possamos melhor orientar.
RJ- 21 99511-9944 também WhatsApp
SP- 11 2348-5162 também WhatsApp
www.garciacampos.com.br/empresarial
contato@garciacampos.com.br
Compartilhe essa informação, vamos compartilhar temáticas construtivas, envie para um amigo, quando você compartilha informações de relevância você também está ajudando no desenvolvimento social de muitos.