De acordo com uma recente pesquisa nacional divulgada com exclusividade pelo jornal Globo, feita com 7.906 consumidores pelo Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC), em parceria com o Instituto de Pesquisas e Estudos da Sociedade e Consumo (IPS Consumo), apenas 28% dos brasileiros encontram-se satisfeitos com os Serviços de Atendimento ao Cliente das empresas.
Entre as pessoas mais jovens, de 18 a 24 anos, o percentual ainda é menor, pois apenas 17% dos entrevistados se dizem satisfeitos com os SACs.
De acordo com a pesquisa, os principais pontos de insatisfação são a falta de solução do problema pelo serviço de atendimento (51%), seguida por problemas relativos a agilidade (38%), acessibilidade (26%), personalização (22%) e qualidade da informação (16%).
A íntegra da pesquisa foi apresentada à Secretaria Nacional do Consumidor, órgão do Ministério da Justiça que atualmente trabalha na modernização do Decreto do SAC, que estabeleceu os parâmetros para o atendimento.
Lembrando que, caso a empresa aja com abusividade ou recuse-se a solucionar um problema (troca de produtos defeituosos que ainda estão na garantia, por exemplo), é possível acionar o PROCON e ainda, se não obtiver sucesso, a justiça, baseado no Código de Defesa do Consumidor.
Ficou com dúvidas sobre seus direitos ou gostaria de mais esclarecimentos sobre o assunto? Entre em contato conosco para que possamos melhor orientar.
RJ- 21 99511-9944 também WhatsApp
SP- 11 2348-5162 também WhatsApp
www.garciacampos.com.br/empresarial
contato@garciacampos.com.br