A 5ª Turma Cível do Tribunal do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) manteve decisão que condenou o Distrito Federal (DF) a pagar indenização a família por invalidez congênita. A decisão do colegiado concedeu à criança R$ 100 mil por danos morais; e R$ 50 mil a serem pagos à mãe. Além disso, o DF deve pagar ao filho uma pensão vitalícia.

A mulher alega que a regional cometeu um erro médico quando o filho nasceu no Hospital Regional de Ceilândia (HRC). Em vez de uma cesariana, os profissionais de saúde da rede pública fizeram um parto normal, diz ela. Assim, devido ao erro, a criança sofreu uma lesão do plexo braquial e problemas neurológicos irreversíveis.

Por fim, ele lembra que em março de 2012, a criança foi operada para compensar a disfunção dos nervos danificados, apenas 20% da mobilidade do membro foi restaurada.

O DF alega que não há indícios de irregularidades no tratamento dado aos criminosos. Ele alega que a lesão em questão pode ter sido causada por uma série de fatores não relacionados à negligência médica. Por fim, destaca a conclusão do perito, segundo a qual não é possível “afirmar que existe relação causal entre a lesão do plexo braquial e a internação da gestante e o nascimento da criança”.

Na sua decisão, o painel cível referiu-se a um perito que comprovou a negligência do médico, porque “No início dos trabalhos, verificou-se uma manifesta inadequação grosseira na monitorização da viabilidade do feto, sobretudo durante o parto”, explicou o perito. Mencionou que, ao contrário do que alegava, não havia motivos que eximissem a responsabilidade da DF. Assim, “a violação dos direitos da personalidade é evidente tanto para a mãe (por reflexo) como para o filho, tendo em conta a gravidade do dano causado à criança”, afirmou a apresentadora.

Fonte: Tribunal de Justiça de Santa Catarina
Imagem: PEXELS

Ficou com dúvidas sobre seus direitos, converse com um advogado ou mande suas dúvidas para nós.

Compartilhe essa informação, envie para uma pessoa querida, post em um grupo, quando você compartilha informações de relevância você também está ajudando no desenvolvimento social de muitos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *